Ela está em tudo?
Você, nesse instante, está lendo essa mensagem da esquerda para direita, em uma fração de milésimos de segundo e processando as informações através da corrente elétrica produzida nos seus neurônios para armazená-la permanentemente (ou não) no seu cérebro. Interessante, não?! E ao mesmo tempo deve estar ser perguntando qual a razão de estar lendo isso em um blog sobre matemática. Eu estaria!
Então, vem comigo, Car@ Watson, que iremos desvendar esse mistério juntos e será sucesso!✌🕵️♀️
Primeiramente, se você sabe o que é esquerda e direita é porque em algum momento você foi apresentado, mesmo que breve e despretensiosamente, ao sistema de coordenadas. 👀
Ops! Vi sua boca entreabrir-se e seu olhar de hesitação. Já sei, você estava prestes a dizer:
" — Sra. Holmes, não diga besteiras! Quem me ensinou direita e esquerda foi a Prô no pré e a gente usava como referência a mão que geralmente os destros usam para desenhar e escrever!”. 😎
Eu sei, eu sei, pequen@ padawan, mas não se engane. Sobre esquerda e direita, conhecer, você vai. Sentiu o poder da força, né?! 👽
Então, vamos lá!
De fato, você pode ter aprendido a noção de direita e esquerda dessa forma. Mas o conceito que você estava aprendendo, de forma tão simplista, buscava te familiarizar com a ideia de localização, para depois de muitos anos te apresentarem conceitos de geometria e coordenadas. Conceitos que são extremamente úteis e essenciais para a sua vida e para a vida da humanidade!
Já parou para pensar o que seria do mundo sem o sistema cartesiano e sem a geometria? As grandes navegações jamais teriam acontecido! Sem a rosa dos ventos, os mapas e as bússolas nem ao menos conseguiríamos nos localizar! 😱
Ah, mas bússolas utilizam o magnetismo para funcionar, magnetismo é física e nada tem de matemática. Será?! Não sou especialista em magnetismo, porém te garanto que se investigarmos, descobriremos que a matemática está ali o tempo todo. E o melhor, podemos entender como tudo está ligado e não é tão difícil quanto você imagina. Vou deixar anotado para procurarmos alguém para nos ajudar com isso.
Agora voltemos a você na pré-escola.
Em um momento você está lá levantando o braço com qual escreve e, se destro, gritando bem alto: DIREITA! E muitos anos depois, você está na escola afirmando categoricamente que se o valor está à direita no gráfico é porque logicamente é positivo. BINGO!
Não disse que estava tudo ligado?! Sic Mundus Creatus Est! Poxa, que pena que não vamos falar de Dark agora, mas podemos falar sobre viagem no tempo e a Partícula de Deus em outro momento, anotado também.
Viu como a matemática se conecta a tudo?! São tantos assuntos legais e do nosso cotidiano para conversarmos que acabo me empolgando. Porém, precisamos terminar de decifrar o nosso mistério de hoje, uma parte já foi.
Você lê em “uma fração de milésimos de segundo”, agora está fácil, unidades de medida de espaço e tempo, isso é matemática! Excelente, mas e quanto aos neurônios?!
Fique tranquil@! Os neurônios continuam sendo células do nosso tecido nervoso e são responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos em nosso cérebro. Porém, você sabia que a corrente elétrica de uma sinapse foi medida apenas em 2013?
É isso mesmo! Em 2013 já existiam tablets, mas o ser humano ainda não havia medido a corrente elétrica de uma sinapse. A medição se deu através de uma técnica de microscopia. Ok, mas como isso se relaciona com a matemática? Diretamente, veja detalhadamente a imagem abaixo.
Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=corrente-eletrica-sinapse&id=010165131016#.X_NFG9JKit9 |
Quantos conhecimentos e conceitos matemáticos, necessários pare realizar a medição, você acredita que estão presentes ali? Certamente sua resposta foi: vários!
Essa medição somente foi possível após a matemática ser aplicada à técnica da microscopia. E essa aplicação se deu somente depois do estudo e do desenvolvimento de muita matemática ou como costumamos chamar nas Universidades: pesquisa básica em matemática!
Veja só, mistério resolvido! A matemática está em tudo! Logo, você, eu, todos nós, fazemos parte de um Universo que emana matemática. E apesar da Matemática parecer pouco amistosa à primeira vista, ela não é, e tampouco é chata. A matemática é linda e empolgante!
E vou contar mais um segredo: o conhecimento lógico-matemático é construído com base nas relações da criança com o mundo e faz parte de nós, viva Piaget e sua Prô do pré.
Não vejo a hora de fazermos novas investigações e descobertas sobre a Matemática! 😉
Esse primeiro post foi perfeito!!
ResponderExcluirQue post maravilhoso! Ansiosa para ler os outros!
ResponderExcluirParabéns!!! Texto super interessante!!
ResponderExcluirAdorei o texto!! Parabéns!!
ResponderExcluirSutis referências culturais muito legais. Do texto gostei bastante.
ResponderExcluir